O governo anunciou alterações no calendário de pagamento do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para o ano de 2023.
As mudanças incluem o aumento do valor do benefício, que será pago de forma antecipada em janeiro.
Se você é um trabalhador formal e está se perguntando se vai receber o PIS no ano-base de 2021, ou se precisa fazer o saque do PIS, ou ainda quer consultar o saldo do seu benefício e ver a tabela de pagamento, sugiro entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o Ministério da Economia para obter mais informações.
Eles poderão fornecer as orientações necessárias e atualizadas sobre o PIS e o PASEP.
Quem tem direito ao pis pasep?
O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas do governo brasileiro que visam aumentar o poder aquisitivo de trabalhadores formais e promover a inclusão social. Ambas as contribuições são descontadas da remuneração dos trabalhadores e são destinadas a financiar programas sociais do governo.
Para ter direito ao PIS, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:
Ser brasileiro, naturalizado ou estrangeiro com visto permanente;
Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada em uma empresa privada no ano-base;
Receber até dois salários mínimos por mês;
Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos.
Já para ter direito ao PASEP, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:
Ser servidor público ativo ou inativo;
Estar inscrito no PASEP há pelo menos cinco anos.
Observe que os requisitos acima são apenas um resumo geral.
É importante verificar as regras e critérios exatos para o PIS e o PASEP diretamente com a Caixa Econômica Federal ou com o Ministério da Economia, pois as regras podem variar de acordo com o período de referência e outros fatores.
o calendario do pis pasep e os passos para conseguir
O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas do governo brasileiro que visam aumentar o poder aquisitivo de trabalhadores formais e promover a inclusão social. As contribuições são descontadas da remuneração dos trabalhadores e são destinadas a financiar programas sociais do governo.
O calendário de pagamento do PIS e do PASEP varia de acordo com o ano-base de referência e pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal ou no site do Ministério da Economia. O ano-base é o período de referência em que o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada para ter direito ao benefício. Por exemplo, o ano-base de 2021 inclui o período de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021.
Para receber o PIS ou o PASEP, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:
Verificar se atende aos requisitos para receber o benefício, como ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base de referência e estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos.
Consultar o calendário de pagamento para verificar quando o benefício será pago. O calendário pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal ou no site do Ministério da Economia.
Se o trabalhador tiver direito ao benefício, ele pode fazer a consulta do saldo e da tabela de pagamento pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo "CAIXA Aqui" disponível para download nas lojas de aplicativos. É importante lembrar que o trabalhador precisa estar cadastrado no sistema para poder fazer a consulta.
Se o trabalhador não tiver direito ao benefício, ele pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o Ministério da Economia para obter mais informações sobre as razões pelas quais o benefício foi negado e o que pode ser feito para resolver o problema.
Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre o PIS e o PASEP. Se você tiver mais alguma pergunta ou precisar de mais informações, fique à vontade para perguntar. Eu farei o meu melhor para ajudá-lo.
O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas do governo federal que visam aumentar a renda de trabalhadores de baixa renda e de servidores públicos.
Para requerer o PIS ou o PASEP, você deve seguir os seguintes passos:
Verifique se você atende aos critérios de elegibilidade para o programa:
PIS: para ser elegível para o PIS, você deve ter trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias consecutivos em algum período entre 1971 e 1988. Além disso, você deve ter recebido pelo menos um salário mínimo durante esse período.
PASEP: para ser elegível para o PASEP, você deve ser servidor público da União, do Distrito Federal ou de algum dos estados ou municípios do país.
Reúna os documentos necessários:
PIS: você vai precisar do seu CPF, do número do seu PIS (se você já o tiver) e de um documento de identidade com foto. Além disso, é preciso apresentar um comprovante de residência atualizado e os comprovantes de rendimentos ou de carteira de trabalho do período em que você trabalhou.
PASEP: você vai precisar do seu CPF, do número do seu PASEP (se você já o tiver) e de um documento de identidade com foto. Além disso, é preciso apresentar um comprovante de residência atualizado e um comprovante de vínculo com a administração pública, como uma folha de pagamento ou um contracheque.
Faça a solicitação do benefício:
PIS: você pode fazer a solicitação do PIS pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pelo site do banco.
PASEP: você pode fazer a solicitação do PASEP pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil ou pelo site do banco.
As datas de pagamento do PIS e do PASEP variam a cada ano. O pagamento do PIS é feito em duas etapas: a primeira em agosto e a segunda em novembro. Já o PASEP é pago em uma única etapa, em dezembro.
Espero que essas informações tenham sido úteis. Se você tiver mais alguma dúvida
Comentários
Postar um comentário